Tipos de forros: Vantagens e Desvantagens

Forros são revestimentos com função estética e função acústica, na maioria dos casos, que dão aos ambientes novos ares, um quê mais aconchegante e de modernidade. Eles representam uma opção de caráter decorativo, uma vez que podem ser de diversos modelos, adaptáveis a todos os bolsos e gostos. Para escolher o forro ideal para um ambiente, devem ser consideradas as necessidades do espaço, bem como a atmosfera do lugar e o estilo em questão.

Modelos de forros

Conforme dissemos, esse revestimento pode ser de diversos tipos. Cabe ao dono ou responsável pelo espaço identificar aquele que melhor atende aos interesses.

Gesso acartonado / Drywall

O Forro Acartonado são aqueles em que as chapas utilizadas são compostas por aditivos e gesso envolvidos em papel especial, que dão a elas mais rigidez impedindo, deste modo, que apareçam comprometimentos estruturais. A fixação de tais chapas acontece de forma rápida e seca e com a utilização de perfis e tirantes.

O Forro acartonado liso, no entanto, não contém perfurações, e sua absorção acústica é praticamente nula.

O Forro acartonado perfurado acústico, por sua vez, é ideal para locais que necessitam de uma absorção de ruídos não se quer um forro removível com perfil aparente. Existem diversos modelos de perfuração para atender melhor ao seu projeto. Além da grande vantagem acústica eles possuem ainda um sistema de filtragem de odores do ar, vantagem esta especial para ajudar em restaurantes.

  • Resumo de vantagens: com um forro monolítico você pode ainda ter propriedades acústicas e um produto com estética diferenciada.

           

Madeira

A versatilidade do Forro de Madeira é uma de suas principais características. Ele é também muito durável, é uma ótima opção no que se refere à tarefa de dar um ar mais aconchegante no ambiente. A linha Nexacustic te dá a opção de forro com placas quadradas ou retangulares e ainda com réguas ranhuradas. Para maior segurança existe ainda uma linha de madeira ignífuga que não propaga chama.

  • Resumo das vantagens: aconchegante, uso atemporal e um dos mais belos modelos de forro.
  • Resumo das desvantagens: um dos acabamentos com mais alto valor, baixa resistência à umidade e não imune ao aparecimento de pragas.

Forro Mineral

O Forro Mineral é o que tem um desempenho acústico superior as das demais opções. Tem também uma eficaz função anti chamas, é modulado, flexível e conta com possibilidades bem interessantes de acabamentos. Atualmente é o modelo mais utilizado em obras comerciais pela facilidade de manutenção e readequação de áreas.

  • Resumo de vantagens: excelente absorvente acústico e fácil montagem e desmontagem.
  • Resumo de desvantagens: por não ter acabamento liso é de difícil limpeza e caso suje é necessário trocar a placa.

PVC

Pensou em economia, pensou em Forro de PVC. Além de ser o de menor custo, este modelo é leve, não sobrecarrega a estrutura. Seus processos de instalação e manutenção são simples e dentre outras vantagens, é altamente resistente à umidade.

    • Resumo de vantagens: Baixo preço, fácil de limpar e resistente à umidade.
  • Resumo de desvantagens: baixa capacidade acústica e acabamento esteticamente não muito agradável.

Baffle

O Forro Baffle (ou Nuvens) é muito flexível, o que faz dele muito adaptável aos mais variados projetos. A absorção sonora e a facilidade de acesso a instalações do entreforro estão entre as suas principais qualidades.

  • Resumo de vantagens: grande flexibilidade e pode ser combinado com outros materiais.

         

EPS

Outro tipo que também tem fácil instalação é o Forro de EPS. É muito resistente à ação de fungos, seu valor é muito competitivo no mercado e seu processo de fabricação ocorre com material 100% reciclável.

    • Resumo das vantagens: isolante térmico, de baixo custo e resistente a pragas.
  • Resumo das desvantagens: baixa resistência ao fogo.

Lã de vidro ou Forrovid

Por fim, temos o Forro de Lã de vidro, conhecido por ser um excelente isolante térmico e absorvente acústico. Este tipo de revestimento é muito adotado em supermercado, galpões, entre outros tipos de ambientes em que o forro vai ficar perto de telhado que irradia calor.

    • Resumo das vantagens: excelente propriedade térmica.
  • Resumo das desvantagens: a película amarela e a lã resseca com o tempo e começa a liberar partículas.

Conclusão:

Na hora de escolher o tipo de forro ideal para revestir o seu ambiente, leve em consideração as características acima, as vantagens e desvantagens, para optar por aquele que plenamente atende às suas necessidades e interesses. Se tiver dúvidas, não pense duas vezes e procure a GypCenter!

Quero ver mais sobre Forros

6 thoughts on “Tipos de forros: Vantagens e Desvantagens

Deixe uma resposta