Tipos de placas de Drywall

Você sabia que existe mais de um tipo de placa de drywall? E que, cada uma delas tem uma funcionalidade específica? Basicamente, os tipos são identificados por cores e função que elas cumprem. Vale ressaltar que, numa obra em que o drywall é o escolhido para fazer o vedamento as placas não são os únicos elementos a serem usados e, além de cada placa ter sua funcionalidade, é preciso ter atenção quanto a escolha dos forros, parafusos, tipo de fita para acabamento entre outros elementos.

Placa RF

A placa RF, ou placa rosa, aumenta a resistência ao fogo, já que em sua composição está a fibra de vidro. É indicada para ser usada em saídas de emergência ou em ambientes com riscos de incêndios. Caso seja necessário reforçar essa resistência, basta usar mais de uma placa na hora de montar as paredes.

Placa ST

A placa ST é a de uso geral em áreas secas. Ela ajuda muito no isolamento termoacústico, então é indicada para áreas como escritórios, salas, divisões, quartos e entre outros cômodos.

Placa RU

Já a placa RU, que contêm componentes químicos hidrofugantes, é usada para ambientes que tenham qualquer tipo de contato com umidade como lavados, banheiros, cozinhas, áreas de serviço, áreas externas e outras. Mas atenção! Essa placa não é a prova d’água, apenas resistente a mesma, então não pode ser usada em ambientes em contato constante com a água ou umidade frequente como saunas e piscinas.

Placa Cleaneo

Devido as perfurações que essa placa apresenta, ela é indicada para ambientes fechados, para a ventilação do ar e uma melhor absorção acústica. Ela também cumpre o papel de neutralização do cheiro, evitando odores ou cheiros fortes, deixando o ambiente mais confortável. Geralmente essa placa é usada em tetos.

Placa Phonik

Essa placa tem uma maior densidade e garante um maior isolamento acústico que a placa ST, então é usando principalmente em lugares onde a acústica precisa ser controlada como estúdios de som, salas comerciais, salas de reunião, hospitais e entre outros.

Placa SafeBoard

Essa placa foi desenvolvida para uso hospitalar, já que ela impede a passagem de radiação através do seu sistema de blindagem anti-radiológica. São usadas em áreas hospitalares de radiografias.

Placa HardBoard

Essa placa, assim como a ST e a Phonik, há um bom isolamento acústico mas o que a diferencia das outras é que ela possui também grande resistência ao impacto. Caso haja necessidade de um grande reforço, a placa hardboard também é indicada, já que é 33% mais rígida do que as outras placas.

As placas, além de diferentes tipos também pode ser encontrada em diferentes tamanhos, facilitando a execução do seu projeto e de que irá montar. Está precisando de placas? Você pode encontra-las aqui, na Gyp Center! Clique no botão abaixo e entre em contato com um de nossos atendentes.

Deixe uma resposta