Revestimento ac

Casa com paz e tranquilidade, trabalho sem dispersão. Momentos como esses são possíveis através da eliminação de ruídos indesejados. Conheça os benefícios e as formas de instalação dos revestimentos acústicos.

Quando se inicia a construção de casas ou reformas de apartamentos, é unanimidade a busca por conforto e comodidade. Uma coisa muito procurada nos dias atuais é a diminuição ou, até mesmo, o tratamento de ruídos provenientes de casas vizinhas, obras na região e carros nas ruas, por exemplo.

A solução mais viável para tal problema é o revestimento acústico, benefício que o sistema de construção a seco proporciona. Esse revestimento pode tratar seu ambiente de 2 maneiras:

  • Redução dos ruídos externos para o ambiente enquanto pode ajudar a ainda a reduzir o calor que uma parede que recebe muito sol emana para dentro da construção.
  • Deixar o ambiente mais aconchegante, com menos barulho que fica quando tem uma televisão ligada ou muita gente conversando

Revestimento Acústico = Silêncio = Qualidade de Vida

Quem opta por esse recurso tem como principal benefício a melhora na qualidade de vida. Esses revestimentos podem ser aplicados sobre a sua parede existente, muitas vezes sem fazer sujeira e com prazo muito rápido!

A eficiência e durabilidade do material são comprovadas, e além do beneficio acústico, ainda há um ganho em relação ao isolamento térmico do local aplicado quando a lã mineral é colocada.

Aproveite que você vai fazer este revestimento e faça algum detalhe arquitetônico dando ainda mais charme ao seu ambiente.

Como funciona e como é instalado o revestimento acústico que reduz o barulho do seu vizinho?

O som se propaga com o ar. A partir desse princípio a instalação de drywall com a aplicação de revestimento acústico, faz com que as ondas sonoras se quebrem e dissipem.

Detalhe Esquemático:

É feito uma espécie de sanduíche com a placa de drywall recheadas com lã de rocha ou de vidro. Obtendo um material poroso e muito denso, que absorve a energia do som impedindo que ela vá adiante.

A diferença entre as lãs é que uma é de vidro reciclado, que tem mais eficácia com frequências mais altas, como a da voz humana. Já a lã de rocha é apropriada para frequências mais baixas (mais graves) e tem melhor eficácia no isolamento térmico. Ambas desempenham com excelência sua função termo acústica.

“E se eu quero um ambiente mais confortável e sem tanto barulho?” Faça um Tratamento Acústico.

O tratamento acústico é o uso de materiais para diminuir a incidência de ruído dentro de um ambiente (absorção), portanto refere-se ao tratamento do som de dentro do ambiente e não do ambiente externo.

Este tratamento tem diversas opções de material que podem ser usadas: drywall perfurado, painel de madeira, painel de lã com tecido, espumas e diversos outros que podem compor com seu ambiente, criando inclusive um detalhe arquitetônico diferenciado.

Conclusão

Portanto, se a boa convivência e a diplomacia com os vizinhos não funcionarem, atenha-se ao revestimento acústico em sua residência, escritório ou estúdio musical. Sendo uma solução prática para o isolamento sonoro para tetos e paredes, com tecnologias de ponta e preços acessíveis.

Quer saber mais sobre essa característica acústica? Clique aqui!

Deixe uma resposta