Placas OSB: conheça todas as suas aplicações

Você provavelmente já deve ter visto em canais de obras americanos ou em decorações por aí, estruturas ou objetos decorativos feitos com painéis feitos com tiras de madeira agrupadas – ou como chamam: placas osb -, não é mesmo? Muito famosas no mundo da construção a seco, as placas osb – utilizadas em situações estruturais e de decoração possuem diversas vantagens quando comparado a outros sistemas de madeira, principalmente pela sua característica de sustentabilidade. Uma das suas maiores vantagens é que a placa osb possui grande resistência e estabilidade, e, por serem opções mais econômicas elas apresentam uma rentabilidade maior nas construções e sua facilidade de instalação não necessita de diversos profissionais ou mão de obra qualificada.
Mas, não se esqueça! Mão de obra qualificada também é sinônimo de trabalho sem custos adicionais e não previstos, evitando também as dores de cabeça!
E com tantos usos e ideias de decoração, você sabe onde as placas osb podem ser utilizadas? Neste artigo nós te daremos 5 dicas incríveis sobre onde utilizá-las, por isso, continue nos acompanhando!

1. FUNÇÕES ESTRUTURAIS DE PAREDES E TELHADOS

placas osb estrutura Uma das principais funções da placa osb é seu uso em estruturas, mas para que elas possam ser instaladas ou usadas sem qualquer risco de segurança é necessário ficar atento à sua espessura, pois cada uma servirá para um local específico!
Veja as especificações para seu uso em paredes e telhados:
  • Paredes e telhados com perfis com espaçamento até 40 cm: utilize as placas de 9,5 mm, pois elas aguentam pesos de 17,5 a 21,9 kg.
  • Paredes e telhados com perfis com espaçamento até 60 cm: utilize as placas de 11,1 mm, pois elas aguentam pesos de 20,4 a 25,6 kg.
  • Paredes com perfis com espaçamento até 60 cm e telhados com espaçamento até 80 cm: utilize as placas de 15,1 mm, pois elas aguentam pesos até 27,8 kg.
E não esqueça! As placas osb necessitam de cuidados especiais de proteção, como a membrana e a manta asfáltica para que ele não sofra danos por causa da umidade externa e do sistema do steel frame. Atente-se também na hora de instalar as placas de osb! Muitos não sabem, mas esse tipo de placa  também precisa de junta de dilatação, devido ao trabalho térmico e de movimento das estruturas articuladas. Se você não deixar um espaçamento entre elas, sua obra poderá sofrer “beiços” nas pontas das placas, danificando todo o trabalho.

2. MONTAGEM DE LAJES E PISOS

placas osb laje e piso Você sabia que em construções a seco as lajes são feitas com as placas osb? Mas ao contrário das utilizadas em estruturas de paredes e telhados, as espessuras das placas devem respeitar a espessura ideal devido ao peso e carga que sofrerão, assim você poderá fazer qualquer tipo de mezanino ou aumento de espaços. Confira nossas dicas!
  • Pisos e lajes secas com espaçamento até 40 cm: utilize as placas de 15,1 mm, pois elas aguentam pesos até 27,8 kg.
  • Pisos e lajes secas com perfis com espaçamento até 60 cm: utilize as placas de 18,3mm que suportam pesos até 33,7 kg. Essa placa é ideal para utilização em mezaninos e lajes secas pois possuem encaixe macho-fêmea, dando muito mais estabilidade!
Com o seu piso montado você poderá usar diversos tipos de revestimentos como carpete, pisos vinílicos, pisos  cerâmicos, laminados de madeira, assoalhos ou tábuas corridas sem se preocupar!

3. REFORÇOS DE PAREDES DE DRYWALL

placas osb reforço de parede
    Após a instalação do drywall em paredes de casas ou prédios, o miolo entre as placas e a estrutura fica vazio e mesmo com a instalação de lãs de isolamento, a superfície das placas ainda não ficam completamente rígidas para pendurar quadros pesados, televisões ou armários. Em casos assim, a placa osb entra como um reforço nas paredes de gesso acartonado, dando apoio a suportes de quadros e outros objetos pesados. Assim, a espessura mínima da placa dependerá do peso do objeto que será pendurado. Veja as especificações no pdf abaixo: [pdf-embedder url=”https://www.gypcenter.com.br/wp-content/uploads/2018/10/CatalogoTecnico_LP-OSB-Home.pdf” title=”CatalogoTecnico_LP OSB Home”] E quer saber mais? Quando as placas osb são utilizadas em conjunto com as placas de gesso do sistema drywall, elas eliminam a sensação de parede oca e com “toc-toc”, tornando a obra muito mais eficiente!

    4. CRIE SEU PRÓPRIO ESTILO

    placas osb design
    Foto: Casa Upcycle | Lendager Arkitekter
    Com todos os seus usos em estruturas e mezaninos, as placas osb não poderiam deixar de entrar na mira de projetos de design de interiores, já que seu estilo chama atenção diante de decorações.
    Vamos aos exemplos?
    Se você quer revestir paredes de uma forma prática e rápida sem perder o estilo, uma boa opção é usar as placas de 9,5mm, além de dar um estilo mais rústico você deixará sua casa muito mais estilosa! Você pode ainda fazer divisórias, forros e biombos com este material.

    5. PLACAS OSB EM TODOS OS LUGARES

    A utilidade das placas osb é muito ampla, mas tudo dependerá da sua criatividade na hora de usá-la!
      Além das funções já vistas anteriormente, as placas osb são usadas também na criação de diversos tipos de móveis – como estantes e mesas, assim como painéis de televisão ou vitrines de loja – com diferentes espessuras para cada projeto.
      [Best_Wordpress_Gallery id=”12″ gal_title=”OSB”]
      Quer mais dicas de decoração ou informações sobre uso de placas em diferentes ambientes? Então fique ligado no nosso blog e aproveite para se inscrever na nossa Newsletter para não perder nenhuma novidade!

      One thought on “Placas OSB: conheça todas as suas aplicações

      Deixe uma resposta