O Que É Revestimento Acústico em Paredes e Tetos?

Uma das mais notórias vantagens do sistema construtivo a seco é o conforto acústico que a tecnologia proporciona. A possibilidade de dar aos ambientes uma independência acústica, sem que o som de um interfira no outro, é, sem dúvida, uma das características que mais atraem pessoas para o drywall, uma vez que as lãs de rocha ou de vidro aplicadas entre as placas de gesso acartonado quebram a onda sonora e, consequentemente, aumentam o isolamento sonoro. Paredes e tetos estão aptos a receber esse tratamento. No Brasil, país onde o sistema tem conquistado, cada vez mais, novos adeptos, o isolamento acústico, bem como o térmico, tem sido uma das razões que mais tem feito as pessoas abrirem mão da alvenaria, sistema construtivo convencional, e se renderem às maravilhas deste outro sistema muito mais versátil, mais econômico e, entre outras características, mais prático.

Benefícios do Revestimento Acústico

Melhora na qualidade de vida

Esta é uma das principais razões que fazem as pessoas optarem por um sistema construtivo que proporcione o isolamento sonoro. Não ter ruídos da rua ou mesmo de imóveis vizinhos interferindo dentro de casa, do escritório, do estúdio, call centers, restaurantes e teatros, por exemplo, é o que mais faz com que as pessoas optem por revestir acusticamente os seus espaços. Sendo assim, é possível ter uma significativa melhora da qualidade de vida, além de ser favorável ao pleno serviço de lugares comerciais. Não ter de conviver com barulhos produzidos em espaços alheios aos seus é o objetivo de quem dá valor a essa qualidade exclusiva do sistema.

As lãs que promovem o isolamento acústico

O material utilizado para fazer a absorção de ruídos em tetos e paredes internas e que atua como uma barreira que impede que o som de um espaço interfira em outro é a lã, que é aplicada entre as placas de gesso acartonado. Essa lã pode ser de rocha ou de vidro. A lã de rocha é incombustível, tem longa duração e sua performance para baixas frequências (aqueles ruídos graves) é imbatível.

A lã de vidro tem muita utilização na construção civil, além de ter 65% de sua composição em vidro reciclado.  Sua vantagem acústica é ter ótima performance em frequências na faixa da voz humana além de também proporcionar um excelente conforto térmico.

Sua aplicação pode ser feita em forros vazados, forros falsos, coberturas, telhas metálicas e em divisórias e paredes de drywall.

De que maneira as lãs atuam?

As ondas de ar que propagam os sons, ao encontrarem uma parede de drywall perdem energia vibratória e não conseguem avançar, isto é, se propagar em outros espaços. A combinação de material denso e poroso da lã com a chapa de drywall, por exemplo, tem a propriedade de absorver essa energia e impedir que ela siga adiante. Este é conhecido sistema massa – mola – massa

Isolamento que vem do forro

Uma dica eficaz no processo de isolamento sonoro de casas é a instalação de forro para reduzir a passagem do som das áreas externas para as internas. Você pode, por exemplo, fazer um forro acústico combinado com gesso acartonado ou até considerar o sistema “box in box” para isolar completamente um ambiente. Isso é possível também em apartamentos. Sob a laje, é possível instalar um forro acústico com acabamentos diversos. Além de promoverem o conforto acústico do ambiente, decoram o espaço de forma criativa e moderna.
Conclusão:
Impedir que ondas sonoras atravessem os espaços e comprometam o conforto sonoro deles é possível. Como você pode ver, há tecnologias a serviço disso, prontas para levar aos mais diversos ambientes o isolamento indispensável para um pleno funcionamento, seja da casa, do cinema, do estúdio de gravação… Ficou interessado em saber mais sobre essa propriedade acústica do drywall?

FALE COM UM ESPECIALISTA

Deixe uma resposta