O Futuro da Construção Civil: Casas Pré-Fabricadas de Aço

POrtas

 

Projetos personalizados. Redução de impactos ambientais. Moradias mais econômicas. Bastante comuns no exterior, as casas pré-fabricadas de aço são o futuro da construção civil, pois oferecem uma solução ecológica e confortável com alta rapidez de entrega.

Fantástico, não é mesmo?

Se você acha que os benefícios param por aí, está enganado. Continue lendo para descobrir todos eles!

 

O que são casas pré-fabricadas de aço?

Feitas sob-medida com estruturas de aço galvanizado (steel frame), as casas pré-fabricadas de aço oferecem ampliação no espaço interno da obra e um ótimo desempenho acústico. Pronta em poucos dias e quase sem geração de resíduos ou uso de água, o sistema chama atenção pela sustentabilidade e velocidade das obras.

Primeiramente, vale lembrar que o custo-benefício é incrível: são até 30% mais baratas do que as construções convencionais, pois evitam o desperdício de material e dispensam os gastos a longo prazo com mão de obra.

Em segundo lugar, o aço do material é 100% reciclado, ou seja, bem mais ecológico do que a alvenaria. Mesmo assim, a procura ainda é baixa no Brasil, seja pela cultura ou desconhecimento.

 

Opinião de especialistas

Em entrevista ao portal Metrópoles, o engenheiro civil Marcos Penna chamou atenção para a questão cultural. “O brasileiro não gosta de se arriscar. Construção em concreto armado e alvenaria transmitem mais confiabilidade ao nosso povo. Por não conhecerem outras alternativas, acabam taxando as casas pré-fabricadas de ineficientes e fracas, o que não é verdade”, explica o engenheiro.

De acordo com o Relatório “Prefabricated Building Market in Europe – Industry Outlook and Forecast 2021-2026” (“Mercado de Construções Pré-Fabricadas na Europa – Análise de Mercado e Previsão 2021-2026”, em tradução livre), o mercado de construções pré-fabricadas de aço espera um crescimento de aproximadamente US$ 3 bilhões até 2026.

Além disso, o relatório confirma que as estruturas de aço galvanizado resistem à força do vento, da maresia e até mesmo dos terremotos.

 

Desperdícios na Construção Civil

Outro benefício das casas pré-fabricadas de aço são os processos mais limpos, pois geram menos resíduos do que construções em alvenaria. Segundo a PHD em Engenharia Civil e professora da Universidade Federal Fluminense, Iza Valadão, a conscientização é fundamental para evitar desperdícios na construção civil.

Para ela, “o setor é o que mais impacta negativamente o meio ambiente no mundo. No Brasil, mais da metade do lixo que jogamos fora é entulho e cerca de 20% desse volume sequer foi usado”, disse a especialista em depoimento ao canal de Instagram da Feicon, a maior feira para o setor de construção da América Latina.

Portanto, o futuro da construção civil é, sem dúvida, sustentável. Não é à toa que a proposta das principais revoluções do mercado possuem uma preocupação extra com o meio ambiente, como por exemplo as casas pré-fabricadas em aço.

 

E aí? Apostaria nesse modelo de construção?Deixe a sua opinião nos comentários!

Para conhecer “Mitos e Verdades do Steel Frame”, clique aqui.

Para mais informações, entre em contato com um de nossos vendedores através deste link.

 

Deixe um comentário