Mitos e verdades do Steel Frame

Apesar de ter sido criado há mais de 90 anos, o steel frame ainda é visto como uma técnica nova no Brasil, gerando muita desinformação ao redor do assunto. Fatalmente, você já deve ter ouvido alguns rumores sobre esse sistema de construção e ficou na dúvida na hora de escolher. Aqui, vamos desvendar 10 mitos e verdades do Steel Frame. Ficou curioso? Continue lendo para descobrir!

1) Pode ser desmontado e reutilizado?

Verdade. Eles podem não só ser reciclados inúmeras vezes sem perder a qualidade, como também desmontados e reutilizados facilmente em outra construção.

2)Enferruja rápido?

Mito. O aço das estruturas é galvanizado, ou seja, recebe uma camada de zinco que impede a corrosão.

3)Atrai raios?

Mito. Como o aço é condutor, a descarga elétrica é distribuída de forma homogênea pelas estruturas metálicas em direção ao solo.

4)É resistente?

Verdade. O steel frame passa por um rigoroso controle de qualidade e é tão resistente quanto o tijolo, sendo utilizado há mais de 100 anos em países desenvolvidos.

5)Pode ser até 6x mais rápido do que a alvenaria?

Verdade. É ideal para obras que exigem rapidez na entrega, facilitando também no retorno do investimento.

6)É mais ruidoso que a alvenaria?

Mito. Enquanto as paredes de alvenaria tradicional possuem desempenho de apenas 38db, uma parede comum de Steel Frame com uma camada de 50mm de lã de vidro tem uma isolação de 45dB. Sem a lã de vidro, o desempenho é igual para os dois sistemas.

7)A estrutura expande com mudanças de temperatura?

Mito. O aço não se expande e nem se contrai quando exposto à fatores externos. Esse sistema foi desenvolvido em países com alta amplitude térmica, ou seja, foi projetado para suportar grandes variações de temperatura.

8)É mais sustentável?

Verdade. Comparado com a alvenaria tradicional, o steel frame utiliza pouca água durante a construção e gera menos resíduo, já que a quantidade de placas de drywall é calculada exatamente para cada projeto. 

9)A manutenção é mais fácil?

Verdade. Como não é necessário quebrar as paredes, a manutenção é extremamente fácil. Os reparos costumam ser realizados com cortes nas placas de fechamento e podem ser facilmente substituídos por novas placas.

10)Possibilita o ganho de espaço interno?

Verdade. Como não há necessidade de pilares e vigas, a ampliação do espaço interno pode chegar até 4%.

 

 

O sistema de steel frame demanda um planejamento minucioso para evitar gastos e desperdícios. Por isso, vale lembrar que a contratação da mão de obra especializada é essencial para o sucesso do seu projeto.

Agora que chegou até aqui, quem sabe você não opta pelas estruturas de aço galvanizado?

Tem alguma dúvida sobre os mitos e verdades do Steel Frame? Deixe o seu comentário!

 

Deixe um comentário