Isolamento acústico no sistema Drywall

Você acha que em uma construção a seco dá para ouvir tudo de um cômodo para o outro? Só acredita nisso quem não conhece as opções de isolamento acústico no sistema Drywall! 

Isolamento acústico no sistema Drywall
Isolamento acústico no sistema Drywall

Primeiramente, devemos saber que as placas de gesso possuem, por si só, um ótimo desempenho para controlar os barulhos entre os ambientes do seu projeto. Mas, caso você precise intensificar o desempenho, existem revestimentos para Drywall que agem como uma barreira. E assim, limitam a transmissão de ondas sonoras.

Banda acústica

A banda acústica é uma fita de espuma colocada na estrutura da parede de Drywall. O seu objetivo é interromper a passagem do som pelos espaços entre os perfis e as placas. E o barulho, portanto, não passa por ali. 

Lãs isolantes

As lãs isolantes são os principais materiais usados para potencializar o conforto acústico no sistema Drywall. Os principais modelos são lã de rocha e lã de vidro, que também são isolantes térmicos.

Você pode ler mais informações sobre as lãs isolantes no último texto do blog da GypCenter sobre Conforto térmico no sistema Drywall.

Onde usar

  • Teatros
  • Cinemas
  • Escritórios
  • Casas de show
  • Estúdios de música
  • Casas e apartamentos localizados em ruas muito movimentadas

Além disso, o isolamento acústico no sistema Drywall também é importante para a saúde e bem-estar de quem frequenta esses ambientes. Assim como no caso do conforto térmico, estar em um local barulhento também pode causar experiências ruins, estresse e irritação.

Dessa forma, existem referências oficiais para que um ambiente permaneça confortável. De acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um espaço é considerado agradável para ser ocupado quando está dentro do limite de 50dB.

Enfim, agora você aprendeu bastante sobre isolamento acústico na construção a seco! Para saber mais, siga a GypCenter no Instagram e continue acompanhando o nosso blog: https://www.gypcenter.com.br/blog/.

Deixe uma resposta