O que são forros minerais e quais são seus benefícios

Uma das principais decisões a ser tomada para o profissional realizar uma obra de qualidade, especialmente quando se trata de um revestimento sob lajes, é que tipo de forro utilizar. Neste segmento, um modelo tem ganhado destaque: o forro mineral. Tal produto reúne algumas características que fazem dele uma ótima opção para espaços variados como escritórios, hotéis, estúdios, hospitais, clínicas, salas de vídeo conferência, restaurantes, aeroportos, entre outros. Sobre os benefícios do forro mineral que falaremos no artigo de hoje. Estes proporcionarão uma base para que você conduza o seu projeto da melhor maneira possível e tenha todas as suas necessidades atendidas.

Benefícios do Forro Mineral

Muito mais do que função estética

Quando se fala em forro mineral, uma das primeiras coisas que vêm à mente é a função de esconder vigas, dutos, telhados e tudo mais que uma vez aparente compromete esteticamente os espaços. Por si só já vale a pena recorrer a este tipo de forro, mas há outras razões que juntas fazem dele a melhor escolha.

Excelente desempenho acústico

Os forros minerais são produzidos em pura fibra mineral branca bio solúvel e compostos naturais, livres de formaldeído ou quaisquer substâncias nocivas, não oferecendo nenhum risco ao meio ambiente e a saúde.

Essa combinação, aliada aos mais variados tipos de texturas lisas ou perfuradas proporcionam um alto desempenho acústico. Não é à toa que teatros, estúdios de música/gravação e salas de cinema são exemplos de ambientes que mais adotam este tipo de revestimento.

Segurança contra incêndio

Forros minerais garantem também segurança contra inflamáveis. Em casos de incêndio, impedem a propagação de chamas e o desenvolvimento de fumaça tóxica, por isso ela é classificada como “Classe A” pela IT-10 (Instrução Técnica nº 10) do Corpo de Bombeiros.

Removível e de fácil manutenção

Além de contar com um processo de instalação muito simples, os forros minerais não são estruturas definitivas. Eles podem ser removidos com facilidade quando há o interesse de promover mudanças no acabamento, de realizar reparos ou de simplesmente ter acesso à iluminação e ao ar condicionado local, por exemplo.

Propriedade fungicida e bacteriostática

Fungos e bactérias não têm vez em locais ocupados por forros minerais, isso porque a ação fungicida dessas estruturas impede que microrganismos se proliferem. Esta é uma grande e importante razão que faz desse tipo de revestimento muito indicado para laboratórios, hospitais e outros espaços ligados à saúde, cujo controle fungicida é fundamental.               

Excelente estabilidade

Eis aqui mais uma grande vantagem em comparação aos outros modelos de forro: trincas e fissuras decorrentes de movimentações e vibrações não aparecem nos forros minerais. Com diferentes texturas, propriedades, modulações, perfis de instalação e tipos de bordas, os forros minerais são recomendados para diversos tipos de ambientes. Conclusão: Os benefícios não param por aqui. Não faltam motivos que fazem do forro mineral a melhor opção para obras residenciais e comerciais. Quer saber mais?

Quais Modelos de Forro Existem?

Deixe uma resposta