Aposte na decora


decoração com sancas de gesso

Quer mudar a cara da sua sala de estar, cozinha, banheiro ou quarto mas está sem ideias do que fazer? Que tal aplicar a decoração com sancas de gesso ou drywall, ou ainda colocar as famosas molduras que você vê posicionadas entre o teto e a parede? Vamos falar sobre todas elas.


Se você ainda não sabe o que “sanca” significa e nunca ouviu falar sobre isso, não se preocupe! É bem fácil e vou te explicar como ela vai te ajudar a decorar a sua casa ou deixar aquele trabalho construtivo ainda mais bonito.

As sancas de gesso funcionam como elementos decorativos, de iluminação ou para dar volume ao teto. Elas funcionam também como  – PRESTE ATENÇÃO – solução para aqueles pequenos probleminhas de imperfeições de tetos todos lisos.


Bacana, né?

Assim como as paredes de gesso do drywall, as sancas também são personalizáveis, por isso, as possibilidades de decoração para a sua casa são infinitas, certamente você vai encontrar um modelo que chamará sua atenção ou… poderá ficar ainda mais em dúvida com tantas opções disponíveis. ?

E, agora a melhor parte: sabe aqueles tetos maravilhosos com iluminações embutidas coloridas e que chamam toda a atenção? Toda essa decoração é feita com as sancas de gesso! ? Sabia dessa? A combinação desses dois elementos (sanca + luz) deixam os ambientes ainda mais perfeitos e aconchegantes, além de mais refinados.Leia também


Leia também:
Paredes de Gesso são destaque em decoração de alto nível – veja Tendências no Pinterest
5 Dicas de Decoração em Parede com Drywall
4 tendências de sanca de gesso para valorizar o ambiente


Animado para instalar uma nova sanca no seu teto? Então espere…

Antes de tudo você precisa prestar atenção em um ponto muito importante e que deve ser planejado com muito cuidado!

Primeiramente, você tem que analisar todo o trabalho de iluminação que a sua casa tem e se vai precisar mexer em novas instalações quando colocar a sanca de gesso, porque uma vez que ela for colocada vai ser bem difícil instalar outros tipos de luminária, lustres ou elementos de iluminação.


IMPORTANTE | Cuidados com sancas de gesso

Se você não quer se preocupar com futuros problemas na sua iluminação e tem medo de precisar retirar a sanca para fazer pequenos reparos ou grandes manutenções, uma das soluções pode ser a instalação de alçapões de gesso. Assim, você conseguirá acessar todas as instalações elétricas e/ou hidráulicas sem muito esforço.


Agora que você já sabe dos cuidados necessários, vamos te mostrar três tipos de decoração com sancas de gesso e que são muito utilizadas, além de 10 exemplos de cada uma para você se inspirar!


Decoração com Sancas de Gesso Aberta

Afinal, o que é uma sanca de gesso aberta? Vamos te dar uma dica: o próprio nome já diz muito sobre ela…

Vamos lá!

As sancas abertas são trabalhadas de uma forma que os detalhes recortados são feitos para cima do nível normal do teto, normalmente dando destaque junto a uma iluminação feita com fitas de LED.

Alguns dos efeitos que podem ser feitos utilizando esse tipo de sanca são: ondas, faixas e relevos onde a iluminação embutida vai dar um ar mais sofisticado e delicado para o seu teto.

E ainda mais… você pode combinar esses dois elementos com papéis de parede diferentes ou pinturas que realcem ainda mais os detalhes criados pelas sancas.


Decoração com Sancas de Gesso Fechada

Ao contrário das sancas abertas, as sancas fechadas não possuem aberturas para que a luz escondida faça contraste com os recortes, por isso, toda a iluminação é feita com pequenos spots de luz direcionada e luminárias.

São aqueles detalhes que ficam para baixo do teto como uma viga falsa, um quadrado ou um círculo mais baixo ressaltando um elemento decorativo.

Por isso, se você tem uma luminária que chame bastante atenção, esse tipo de sanca vai dar ainda mais destaque para ela e sua casa terá um jogo de iluminação ainda mais interessante!

Mesmo sendo o modelo mais simples, esse tipo de decoração é o mais usado na hora de planejar um estilo mais clean (limpo, suave e minimalista) ou para economizar e gastar com outros elementos decorativos.


Decoração com Sancas de Gesso Invertida

Muito diferente das sancas fechadas, a sanca de gesso invertida é parecida com a sanca aberta, só que a sua abertura vai de encontro à parede, ou seja, ao invés de a moldura estar grudada na parede e ir para o meio do teto, ela começará pelo meio e irá em direção à parede com uma fenda – como se o seu teto estivesse flutuando.

Uma dica que temos para você é utilizar iluminação entre as fendas para criar um jogo de luz indireto. E, para deixar ainda mais interessante, você pode usar essas fendas para instalar e esconder cortinas (como se ela fosse embutida no teto) e ainda deixar elas iluminadas.


Inspire-se com mais de 30 modelos de sanca para sua casa!


Deixe uma resposta