Você sabe como escolher adequadamente os materiais para rejuntar a sua parede de drywall? Te mostramos como:

Primeiramente, realizar tratamento de juntas de drywall nada mais é do que fazer o preenchimento do espaço entre uma chapa e outra. Basicamente existem dois tipos: os de bordas rebaixadas e os de topo.
Antes de mais nada, é preciso separar os equipamentos que serão utilizados, tais como massa, fita e espátula. Este último será o responsável por dar uniformidade ao acabamento.
Em seguida, separe todos com bastante cuidado e inicie o processo de acabamento. É válido ressaltar que, em hipótese alguma, deve-se utilizar gesso em pó, pois não possui elasticidade e, ao secar, surgirão trincas.
Ainda, há a necessidade de realizar a abertura com o intuito de aumentar a área de contato da massa com a chapa.
Além disso, nunca utilize fitas teladas no tratamento, pois, após vários testes, verificou-se que provoca trincas, bolhas, rachaduras, fissuras, descascamentos, dentre outras patologias.
Aplicando o tratamento
Primeiro, aplique uma camada de massa para juntas sobre a região. Depois, marque o eixo da junta com ajuda de uma espátula metálica. Em seguida, coloque a fita de papel micro perfurado ou microporoso sobre a base da junta, pressionando-a para eliminar o excesso de massa.
Depois disso, cubra-a com uma camada fina de massa para que ela não se desprenda. Além do mais, fiquei atento para a secagem completa desta primeira demão, já que é necessário aguardar pelo menos 24 horas. Este período varia de acordo com as condições de umidade.
Depois de seca, deve-se aplicar uma segunda demão de massa. Feito isso, aguarde mais 24 horas para que seque completamente.
O próximo passo é lixar a superfície das juntas, deixando-a no mesmo nível da chapa. Observe atentamente se há alguma imperfeição no tratamento delas. Caso haja, deve-se aplicar outra demão de massa.
Por fim, antes da pintura, a região das juntas e dos parafusos deverá ser lixada com lixa envolta em taco de madeira ou até mesmo outro elemento de base plana, para eliminar rebarbas e ondulações.
Dessa forma, todas as etapas devem ser feitas com total atenção, observando-se a utilização de materiais adequados. Assim, evita-se rachaduras e fissuras que possam danificar a sua construção.
Saiba mais no nosso post sobre acabamento em drywall 5 dicas para acabamento em Drywall
Finalizando o tratamento
Ao final de todo o processo, é necessário observar a disposição dos materiais (massa, fita, massa). Faça sempre nessa ordem, para que futuros problemas com desgaste e má disposição dos materiais não aconteçam na sua construção.
Por fim, é importante reforçar que é fundamental utilizar o estilete de maneira para que seja possível fazer um leve chanfrado em ambas as bordas. Ainda, é preciso umedecer a área com um pincel molhado com a mesma finalidade.
Agora você já sabe como tratar as juntas da sua construção em drywall. Para mais informações, acesse o nosso Instagram e continue acompanhando o nosso blog: https://www.gypcenter.com.br/blog/.