3 formas de evitar trincas e fissuras entre as placas ciment

A placa cimentícia é utilizada para vedar a parte externa da sua obra. É ela que irá “fechar” a sua estrutura e protegê-la contra fatores externos.

As placas cimentícias são recomendadas para fechamentos externos da sua construção, são preparadas para suportar fatores externos como impactos, umidade, calor, bactérias e fungos sem desintegrar, descascar ou deteriorar.

Apesar de muitas qualidades protetoras, essa placa está sujeita a fissuras e trincas e precisa de cuidados. Saiba, através desse post, como proteger e assegurar a eficácia desse método muito utilizado nas construções atuais.

Por quê acontecem essas fissuras?

Algumas dessas fissuras acontecem devido aos seguintes motivos:

  • a movimentações da estrutura base de steel frame por erro de projeto ou de montagem
  • Junta incorreta entre as placas, ou falta de junta de dilatação no pano da fachada
  • Tratamento de junta feito de maneira incorreta ou com material errado.

Outros fatores a considerar são a variação da temperatura, que causa dilatação e compressão dos materiais que compõem a estrutura da edificação, assim como o assentamento das fundações e/ou início de construções próximas, em função de estaqueamento.

Portanto, para evitar tricas é fundamental ter um bom projeto e PRINCIPALMENTE ter uma boa execução da instalação.

3 métodos eficazes para evitar os danos nas placas cimentícias:

 

1 – Juntas de controle e dilatação

Utilize as juntas de dilatação a cada 5 metros nas duas dimensões no uso externo e de 3 mm entre cada placa.

É importante observar bem as juntas, uma área mais suscetível a danos.

2 – Aplicação de Tratamento de Juntas

O tratamento de juntas que recomendamos e testamos foi desenvolvido por 2 empresas diferentes:

– STO: é composto por uma tela e argamassa flexível a base de cimento em que você pode fazer aplica sobre as juntas em 1 operação somente, é pratica e rápida.

Caso você precise de um acabamento de alto padrão a sua opção é a aplicação de base coat com tela sobre toda a placa cimentícia, fazendo uma superfície única.

– Drylevis: é com uma sequência de produtos que deixam a junta elástica e funciona bem com texturas elastoméricas que também são fabricadas por eles

3 – Profissionais capacitados para a instalação

As trincas em placas cimentícias podem ser causadas também devido a erros de execução.

Respeitar o tempo de secagem entre as etapas, aplicar primer Base Protetora para reduzir a absorção de agua pela placa, utilizar todos os produtos necessários sem cortar etapa, tudo isso é importante e muitas vezes acabamos com problemas por não seguir.

Não menos importante que os demais, e para todos eles. É fundamental a contratação de uma empresa com profissionais qualificados para execução do serviço.

Conclusão

Aqui a gente te deu umas dicas de como evitar as trincas, mas se você já tem uma obra com elas, entre em contato que podemos te ajudar remediar essa dor de cabeça. Em nosso site temos todos os produtos que você precisa para fazer corretamente o tratamento de junta em placa cimentícia.

Ver produtos para Placa Cimentícia

Quer saber mais sobre Placas Cimentícias? Assista ao vídeo abaixo:

Dicas sobre Fachada em Placa Cimentícia

Deixe uma resposta