Descubra como evitar o desperd

Nos dias de hoje, um dos principais problemas nos canteiros de obra ou em reformas ainda é o desperdício de materiais e seu impacto econômico e ambiental. Por isso, mostraremos a você 10 atitudes que te ensinarão como evitar desperdício de materiais no seu projeto!

Os principais pontos negativos do desperdício de materiais nas obras são:

  • Gastos excessivos desnecessários
  • Reflexos poluentes no meio ambiente
  • Perda de tempo e de planejamento

como evitar desperdício

VOCÊ SABIA?

Segundo pesquisas realizadas, as perdas de materiais na fase de projetos chega a 8% e o desperdício real financeiro da obra executada alcança 30%, sendo números altamente expressivos e que afetam a execução da obra.

Frente a todos esses problemas, é super importante um bom planejamento e organização para que os recursos utilizados sejam aproveitados de forma otimizada durante os processos, evitando o desperdício e trazendo bons resultados para suas obras.

Então, veja 10 dicas de atitudes sobre como evitar desperdício:

1 – PLANEJE TUDO DESDE O COMEÇO!

O primeiro passo para iniciar qualquer coisa é o planejamento, ou seja, somente por ele é possível descobrir táticas que evitem ou diminuam o desperdício de materiais. Para isso, é necessário já ter em mãos os projetos de arquitetura e complementares como os estruturais, hidráulicos e elétricos, completamente compatibilizados – isso é muito importante – já que com eles é possível definir com clareza a quantidade de materiais necessários e o uso para cada um deles.

2 – ORIENTE SUA EQUIPE!

Oriente a sua equipe e deixe claro a importância de evitar o desperdício de materiais para que a minimização de resíduos ocorra. Mas, não esqueça! Para que isso seja eficaz é preciso que você invista tempo para ensinar sua equipe, promovendo aulas ou treinamentos para que todos aprendam corretamente a otimizar os recursos e como evitar desperdício.

3 – NÃO FAÇA BAGUNÇA!

O essencial para uma obra organizada é manter sempre o canteiro de obras limpo e com os materiais armazenados corretamente. Por isso, busque um espaço que possa servir de “galpão” de armazenagem dos objetos, pois o deslocamento também gera desperdícios e pode danificar os materiais.

4 – NÃO SE EMPOLGUE NA COMPRA DE MATERIAIS!

A escolha dos materiais adequados para a sua obra é a parte mais importante do planejamento, pois você definirá qual o melhor material a ser utilizado em cada etapa.

Mas, não esqueça que para uma obra sem desperdício de materiais é importante comprar apenas o necessário! Dessa forma você evitará prejuízos e eventuais mudanças no projeto. Além disso, a compra de materiais em excesso dificulta a armazenagem dos produtos – que podem sofrer danos e avarias.

Não esqueça que nem sempre a mercadoria mais barata é a melhor opção. Sabe o ditado “é melhor prevenir do que remediar”? Então, essa frase fará com que você economize um bom dinheiro no futuro, já que muitas vezes um produto mais barato tem baixa qualidade, aumenta a perda, gera mais resíduos e consequentemente aumenta o desperdício também.

5 – ESTEJA SEMPRE ATENTO A TUDO!

Em uma obra, principalmente em projetos de grande porte, a supervisão da equipe e da execução das etapas é super importante. É preciso estar sempre atento ao planejamento e detalhes, monitorando se o uso dos insumos está sendo feito corretamente para evitar o desperdício de materiais durante a obra.

Por isso, encarregue-se de:

  • Informe aos responsáveis pela obra para ficarem atentos ao controle e utilização dos materiais
  • Verifique se restos de materiais podem ser utilizados em outras partes da construção
  • Verifique as medidas ou dimensões da área da estrutura antes de utilizar o material

Lembre-se! A contratação de bons profissionais e de uma boa mão de obra também evita dores de cabeça, já que coisas mal feitas geram custos e desperdício de tempo desnecessários, além de mal uso dos materiais, que terão que ser repostos.

6 – FOQUE NO PROJETO

Antes de iniciar qualquer obra ou projeto, tenha certeza do que deseja! Mudar etapas ou ideias no meio do caminho acarretará em desperdício de materiais, já que refazer tomará tempo e dinheiro.

7 – REUTILIZE E ECONOMIZE

Se você quer saber como evitar desperdício, uma das nossas dicas é: NÃO jogue fora as sobras de materiais!

Nós prezamos atitudes sustentáveis, por isso, separar as sobras de materiais em locais adequados para reutilizá-los em outros processos pode facilitar muito todo o processo e ajudar o meio ambiente, evitando resíduos.

8 – TECNOLOGIA E MODERNIDADE

No mundo atual, a tecnologia tem facilitado diversos processos, principalmente em canteiros de obras. Há sistemas, equipamentos e dispositivos que são capazes de reduzir em grande nível o desperdício de materiais já que calculam despesas e utilização dos insumos.

Sistemas industrializados como o Drywall e o Steel Frame são grandes aliados na redução do desperdício pois sua montagem é mais otimizada e menos sujeita a erros.

9 – PROCURE REFERÊNCIAS

Antes de contratar qualquer profissional ou empresa – que ficará responsável pela mão de obra -, procure referências sobre os trabalhos já realizados. Lembre-se que uma mão de obra descomprometida também pode gerar materiais desperdiçados.

Pesquise, busque e fuce a reputação dos profissionais, pergunte a pessoas que já trabalharam com eles ou visite obras já realizadas, se possível, e veja como eles lidam com os materiais. Outro ponto que você pode verificar é solicitar uma carteira de cursos de qualificação profissional ao profissional que vai trabalhar.

10 – UTILIZE SISTEMAS SUSTENTÁVEIS

Assim como a tecnologia, os sistemas construtivos também evoluíram, por isso, pense e planeje sobre qual utilizará em sua obra, há diversas opções no mercado, por exemplo:

  • Alvenaria
  • Concreto Pré Moldado
  • Bloco de Concreto Estrutural
  • Steel Frame
  • Drywall

Pesquise, tire dúvidas e veja qual se encaixa melhor no seu projeto, além de analisar qual deles possui melhor sustentabilidade, facilidade para fazer as instalações elétricas e hidráulicas, o quanto cada uma delas tem de isolamento térmico, qual a quantidade de pessoal necessárias para executar a obra e outros vários parâmetros sobre como evitar desperdício.

Quer saber mais sobre obras e o mundo construtivo? Então fique ligado no nosso blog e aproveite para se inscrever na nossa Newsletter para não perder as novidades!

Deixe uma resposta