Diferenças entre absorção acústica e isolamento acústico

A busca por tornar os ambientes mais saudáveis e confortáveis passa, entre outros ajustes, por um tratamento acústico. E existe uma grande diferença entre absorção sonora e isolamento acústico.

O tratamento acústico de ambientes pode ser feito de duas maneiras, com o isolamento acústico, fazendo com que o som do ambiente tratado não passe para fora e que o som de fora não entre no ambiente. O outro tratamento é o de absorção do som, que faz com que as ondas sonoras emitidas sejam absorvidas por materiais específicos e não reverbere, ou seja, não “ecoe”.
Saiba as principais diferenças no tratamento: Diferença entre isolamento e absorção

Isolamento Acústico

É uma técnica que não deixa o som passar para outros ambientes e também que o som de outros ambientes não passe para o espaço tratado. Este processo é feito com materiais que quebram a onda sonora, impedindo de passar, quanto mais combinações de materiais você tiver, formando uma sequência de obstáculos para o som, melhor vais ser seu isolamento acústico. A solução mais efetiva conhecida no mercado é a combinação de material “duro”, ou seja, com densidade, + material poroso + outro material “duro”. Esta é exatamente a configuração de uma parede drywall. Isolamento Acústico                                          Isolamento Acústico

Que Tipo de Parede Acústica Posso Usar?

Usa-se com mais frequência, janelas com vidros duplos, portas acústicas e paredes duplas para um resultado mais eficiente.

LEMBRE-SE: quando pensar em isolamento de som em um ambiente, pense como uma caixa d’água em que cada furo ou passagem deixa a agua sair. Isso vai te ajudar a analisar o que você precisa.

Absorção Acústica

Absorção Acústica em restaurantes

Esta técnica faz o com que as ondas sonoras sejam absorvidas e não reflitam, eliminando o efeito de reverberação. Esse efeito você sente na pratica quando está em um ambiente e fica um burburinho ou quando tem alguém falando e você está no fim da sala e não entende direito o que está sendo dito. Quem já não viveu isso?

Em salas de cinema ou restaurantes é interessante ter muita absorção do som para deixá-lo o mais confortável possível.

Absorção Acústica em restaurantes

Você sabia que restaurantes que tem tratamento acústico tem ticket médio de 40 a 50% maior que um sem?

Em salas de espetáculos e teatros, é necessário projeto específico de acústica, para não absorver som demais, e o som não chegar até o fim, isso se chama deixar a sala “vazia” acusticamente Absorção Acústica em cinemas         Os materiais mais apropriados para esse tratamento são superfícies porosas e leves como mantas, tecidos, espumas acústicas e tapetes. Estes materiais dificultam a reflexão do som nas paredes, anulando-o principalmente nas médias e altas frequências.

Tipos de Materiais Acústicos

Conclusão Não confunda mais isolamento e absorção acústica, isso pode mudar completamente a funcionalidade do projeto de arquitetura. Quer fazer um tratamento acústico e não sabe como começar? Acesse este artigo e aprenda como fazer um tratamento acústico sem sujeira de forma rápida e bonita. Veja alguns materiais que podem te ajudar em seu projeto:

2 thoughts on “Diferenças entre absorção acústica e isolamento acústico

  1. Pingback: Acústica em Restaurante: como melhorar o conforto | Blog GypCenter

Deixe uma resposta