5 erros na instala

O sistema de construção a seco vem se firmando como o nome mais forte no ramo da construção civil, no que se refere à instalação de drywall e suas estruturas. Casas, escritórios, cinemas e salas de música são apenas alguns exemplos de espaços que têm recebido essas placas em suas estruturas. Por aqui, o sistema ganha, a cada ano, mais adesão, devido à praticidade e a uma série de vantagens que a chapa de gesso acartonado proporciona.

A grande adesão, no entanto, traz junto problemas de instalações feitas, precipitadamente, por pessoas com pouco ou nenhum conhecimento do material. Embora seja uma opção prática, a instalação de drywall requer cuidados especiais para que tudo seja feito corretamente e não represente um transtorno, sobretudo para as pessoas que ocuparão o espaço. Hoje, falaremos sobre os principais erros cometidos, de modo que você os evite ao fazer uma obra.

Erros mais comuns na Instalação de Drywall

1- Construções e Instalação de drywall sem planejamento

 

Em obras com alvenaria, quando um erro é identificado, em muitos casos, a massa pode servir para repará-lo. Com o drywall, isso não é tão simples assim. Sem um planejamento, isto é, sem as marcações corretas dos eixos da obra, a construção pode ficar mais sujeita a erros e, uma vez identificados, é preciso remover toda a chapa de gesso, o que acarreta perda de tempo e de material. Não queira viver essa experiência. Vai construir? Então planeje-se antes de dar início aos trabalhos.

Não improvise. Siga o projeto tal qual ele foi definido. Alterações no meio do caminho, sem uma análise prévia e muito bem pensada podem ser extremamente desastrosas e comprometer o resultado final.

2- Não conferir os vãos mais de uma vez

Isso é importantíssimo! Tome nota das medidas e consulte-as quantas vezes achar necessário antes de deixar vãos de porta e visores. Nesta etapa, você já precisa saber quanto mede a largura de sua porta com caixonete incluso, bem como a altura da mesma em relação ao seu piso pronto. Como as esquadrias só vão ser instaladas depois da obra com acabamento, se você precisar consertar vai ter que quebrar as placas.

Outra dica é verificar se o caixonete vai ser instalado com parafuso ou espuma pois as folgas são diferentes e podem causar transtornos na hora da colocação.

3 -Acabamento mal feito

Um tratamento de junta perfeito e executado com muito cuidado é fundamental para afastar o risco de aparecerem trincas provocadas pelo desencontro de placas e outros problemas do gênero. Para evitar que algo do tipo aconteça e acabe comprometendo a instalação, tanto esteticamente quanto acusticamente, o ideal é não abrir mão das camadas de massa de rejunte – 3 camadas no mínimo com 24 de secagem entre elas – e de uma fita própria (fita de papel) nas juntas. Não utilize fita telada para as juntas, somente reparos.

Dica: o mais indicado é consultar um fabricante para saber a maneira adequada de preparar essas juntas. É nesta etapa do serviço que a maioria dos problemas tendem a aparecer.

4 –Erro no processo de pintura

Um dos erros recorrentes que ocorrem no processo de instalação de drywall diz respeito ao procedimento de pintura. Este processo deve ser feito com muito cuidado pois antes de aplicar qualquer massa corrida sobre o drywall deve-se SEMPRE passar uma camada de fundo preparador.

É ele que sela o papel cartão e unifica as superfícies para uma absorção uniforme, não permitindo que a placa de gesso acartonado absorva a agua da massa corrida e nem que a tinta seja aplicada em 2 materiais diferentes como amassa do rejunte e o papel cartão.

5 -Usar qualquer tipo de bucha

buchas de drywall específicas para instalar persianas, quadros, prateleiras e tudo mais em drywall. São vários modelos para cada tipo de carga. Se insistir em usar qualquer outro material que não seja esta própria para esse tipo de parede, você terá alguns problemas. Fuja disso! Evite ter dor de cabeça com coisas que podem ser facilmente evitadas.

Conheça as informações sobre a estabilidade, resistência a impactos e proteção termoacústica de paredes de drywall ou vá até a loja GypCenter mais próxima para saber mais detalhes sobre a forma correta de instalar paredes de drywall. Não comprometa a sua obra com uma execução falha. Confira nossa loja online e converse com quem entende do assunto.

Deixe uma resposta