5 dicas para lixar parede Drywall

Depois de fixar as placas e colar as juntas, você deve partir para mais uma etapa do acabamento: a lixagem. Para um resultado perfeitamente liso e o controle de poeira, siga as 5 dicas para lixar parede Drywall.

Dicas para lixar parede Drywall
Dicas para lixar parede Drywall

Dica 1: controle a poeira

A lixagem pode gerar muita poeira, então é necessário se preparar. Dessa forma, cubra o chão com panos e deixe o local ventilado a todo momento para reduzir a quantidade de pó. Use máscara contra poeira, chapéu, óculos e roupas confortáveis.

Você deve estar pronto para corrigir os erros das etapas anteriores. A lixagem final é a última chance de fazer um acabamento correto, portanto, seja paciente e preste bastante atenção aos detalhes. Se puder, contrate um ajudante para um trabalho mais rápido! 

Dica 2: aplique pressão uniforme

Ao lixar, aplique um movimento de pressão uniforme com a lixadeira ao longo da parede Drywall e tenha um cuidado ainda maior nas juntas das placas. A fim de suavizar arranhões, use uma leve pressão e mova a lixadeira em um movimento circular. 

Dica 3: fique atento aos problemas comuns

Alguns problemas comuns podem surgir durante a etapa de lixagem do Drywall. Conheça 3 desses problemas e como resolvê-los:

1- Parafuso ou prego para fora do plano da parede: primeiro, oculte o parafuso ou preso saliente, fixando-o corretamente na superfície da parede Drywall. Em seguida, aplique duas camadas de massa e siga para a lixagem. 

2- Relevos de massa seca: elimine as elevações de massa seca com uma pequena lâmina e depois alise a superfície com uma camada fina de massa. 

3- Acúmulo de massa nas juntas das placas: nesse caso, evite lixar com muita pressão e espalhe a massa pela junta.

Dica 4: use lixa de mão

Depois de fazer a maior parte do lixamento, troque as ferramentas para finalizar áreas mais delicadas e complicadas, como no entorno de tomadas ou lâmpadas e cantos internos, por exemplo. Você pode seguir com uma lixadeira manual ou optar por uma lixa de mão. Controle a lixa com toques leves para evitar arranhões no acabamento. 

Dica 5: prepare para a pintura

Depois de seguir as dicas para lixar parede Drywall e finalizar a sua lixagem, retire a poeira acumuladas nos cantos internos. Faça uma limpeza mínima nas paredes e no teto, deixando uma camada uniforme de poeira em toda a superfície, principalmente ao longo das juntas das placas. A poeira se unirá à tinta, mascarando arranhões e furos. Assim, o oponente nos primeiros passos se torna um aliado no final para melhorar os resultados da pintura. 

Para mais informações sobre acabamento de parede Drywall e demais conteúdos de reforma e construção, acesse o site: https://www.familyhandyman.com/drywall/how-to-sand-drywall/

Deixe uma resposta